This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Você já deve ter reparado na presença de textos em braille em alguns lugares como museus, cardápios e prédios públicos. Mas você sabia que já existe lei sobre o assunto desde 2004? O Decreto nº 5.296 transformou o braille em direito do cidadão e esta linguagem passou a ser obrigatória em elevadores e caixas de remédio desde então.
Mas afinal de contas, o que é o Sistema Braille?
Braille é um método de escrita e leitura tátil para pessoas portadoras de deficiência visual. Um sistema de escrita com pontos em relevo que pessoas com baixa visão podem ler pelo tato e que lhes permite também escrever com o uso de uma impressora especial.
O conjunto possibilita a formação de 63 símbolos; no entanto, o espaço que não é ocupado pelos pontos também é considerado como um sinal e, por isso, muitos especialistas consideram que o sistema Braille possui 64 símbolos.
No caso da língua portuguesa, os sinais conservam as características originais, mas como há algumas vogais com acentos e outros símbolos, no Brasil, há alguns sinais exclusivos. Veja abaixo alguns sinais utilizados para representar acentuações:
Além disso, o Sistema Braille possui normas que devem ser seguidas. Há regras para o uso de letras maiúsculas e minúsculas, assim como regras para siglas, abreviações, utilização de números e letras em conjunto e muitas outras.
Para informações mais detalhadas, consulte o Guia de Grafia Braille para Língua Portuguesa
Como Surgiu o Braille?
O método foi criado por Louis Braille, nascido em 1809 na França, que ficou cego aos 5 anos de idade em um acidente doméstico. Ele estudou no Instituto Real de Jovens Cegos de Paris e, em 1825, decidido a criar um método de leitura eficaz, desenvolveu a célula Braille, um sistema de seis pontos, com duas colunas de três pontos. Suas variações representam letras, números e até sinais de pontuação.
No Brasil, o sistema ficou conhecido com a inauguração do Instituto Benjamin Constant em 1854. E como mencionamos, em 2004, tornou-se obrigatório a indicação em braille do andar junto à botoeira do elevador e em bulas de medicamento (mediante solicitação).
SISTEMA Braille no Brasil
Segundo uma pesquisa de 2008 do Instituto Pró-Livro, o Brasil conta com cerca de 400 mil pessoas que leem braille. Assim, é importante garantir que sua empresa ou negócio está adaptado para atender esse público, disponibilizando materiais e indicações em braille. Ter uma versão do cardápio do seu restaurante em braille, por exemplo, torna o seu estabelecimento mais inclusivo e, certamente, este será um diferencial importante para seus clientes com deficiência visual.
Recentemente, um restaurante de Londres viralizou ao incluir uma mensagem de ‘Feliz Aniversário’ em uma sobremesa para uma cliente cega. A história correu o mundo e nos lembra a importância de fazer da inclusão uma prioridade. (Veja mais em: Restaurante surpreende cliente cega com mensagem de aniversário em braille)
No Brasil, o Dia do Braille é comemorado em 4 de janeiro.
A Aliança Traduções convida você a pensar em como podemos tornar nosso mundo mais acessível e inclusivo.
Contamos com profissionais qualificados que podem ajudá-lo a adaptar os seus textos para braille. Entre em contato e faça seu orçamento!