A palavra já foi divulgada!
Como acontece todos os anos, o Oxford Dictionaries escolheu ‘climate emergency’ (emergência climática, no português) como sua palavra, ou melhor, expressão de 2019.
A definição de emergência climática é ‘uma situação em que ações urgentes são necessárias para reduzir ou impedir alterações climáticas e evitar danos ambientes potencialmente irreversíveis.’
Na justificativa de sua escolha, Oxford Dictionaries forneceu informações que demonstram o aumento rápido do uso do termo em discussões sobre mudança climática e declarou que o uso específico do termo ‘emergência climática’ aumentou 10.796% em relação a 2018.
Fonte: Oxford Dictionaries, 2019.
O relatório do Oxford Dictionaries também afirma que o The Guardian fez uma escolha consciente de preferir termos como ‘emergência, crise ou deterioração climática’ em vez de ‘mudança climática’, uma vez que mudança climática tem uma conotação mais passiva e atenuada.
Outras palavras que entraram na disputa por palavra do ano também tem relação com o clima, como ação climática, definida como ‘ações praticadas por um indivíduo, organização ou governo para reduzir ou neutralizar a emissão de dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa para limitar o impacto do aquecimento global no clima da Terra’, crise climática, definida como ‘uma situação caracterizada pela ameaça de mudanças de alta periculosidade e irreversíveis no clima global’, e negação climática, definida como ‘a rejeição da afirmação de que a mudança climática causada pela atividade humana está ocorrendo ou que constitui uma ameaça relevante ao bem-estar e à civilização humana’.
Com ativistas como Greta Thunberg e Jane Fonda trazendo mais visibilidade ao assunto e grandes desastres ambientais nos fazendo repensar nosso relacionamento com a natureza, fica óbvio como as discussões climáticas estão afetando a língua. Novas palavras como ansiedade ecológica e ecocídio são criadas para definir, de forma mais específica, questões que não eram tão debatidas em anos anteriores.
Hoje, os consumidores exigem uma participação mais ativa das empresas e estão escolhendo empresas mais sustentáveis. Está na moda ser ‘ecologicamente correto’, contudo, ser ‘ecologicamente correto’ não deveria ser apenas uma questão de seguir tendências, é a responsabilidade de todos os seres humanos como parte de uma comunidade.
A Aliança Traduções está conscientemente buscando reduzir nossa própria pegada de carbono. Nos últimos anos, trocamos cópias físicas por cópias digitais sempre que possível. Também buscamos evitar o uso de plásticos descartáveis em nossa rotina diária disponibilizando talheres, pratos, copos e xícaras para o uso de nossos funcionários e clientes na nossa copa.
Se todos fizerem a sua parte, podemos diminuir e reverter os danos ao nosso planeta.
Fonte: https://languages.oup.com/word-of-the-year/2019/
Veja outros conteúdos:
Inteligência Artificial no meio jurídico
A origem das expressões populares